Foliculite e sua pele: os dois juntos não combinam
top of page
Buscar

Foliculite e sua pele: os dois juntos não combinam

Atualizado: 30 de ago. de 2022

Não há quem não fique incomodado com as marquinhas na pele causadas pela foliculite, não é mesmo?

Os folículos pilosos são as estruturas responsáveis pelo nascimento e crescimento dos pelos por todo o corpo. Foliculite é uma infecção do folículo piloso que se manifesta pelo surgimento de pequenas bolinhas brancas ou avermelhadas, como se fosse uma espinha, desencadeando um processo inflamatório na região.


Algumas pessoas têm maior predisposição a desenvolver a foliculite do que outras, mas pode acontecer em todas as idades e gêneros. Geralmente pessoas com peles mais morenas ou baixa imunidade tem mais chance de desenvolver o problema. Alguns hábitos também contribuem para ocorrência do problema, como alimentação inadequada, uso de roupas muito justas na região e a remoção frequente dos pelinhos com lâmina ou cera. Estes métodos de depilação causam pequenas lesões que facilitam a entrada das bactérias deixando a pele mais propensa ao surgimento de inflamações.



A foliculite aparece com maior frequência nas regiões da face, pescoço, axilas e virilha, e isso está relacionado principalmente com a frequência que depilamos estas regiões. Procure um dermatologista caso sua foliculite seja recorrente. Ele irá esclarecer os melhores métodos de depilação para você além de dar dicas preventivas para minimizar o aparecimento das inflamações. Depois de uma avaliação, o médico poderá esclarecer se sua pele é mais propensa a acne ou dermatite e poderá prescrever o uso de sabonete antisséptico, pomadas, loções não oleosas, ou mesmo antibiótico. Cada caso é um caso. Existem diversos tratamentos para amenizar o problema.


Felizmente este problema tem solução


Como já vimos anteriormente o problema da foliculite tem como causa principal inflamação causada com a remoção frequente dos pelinhos com cera ou lâmina.


Se você não quer mais sofrer com esse problema só existem duas opções:

  1. Deixar os pelinhos crescerem, caso você não se incomode em conviver com eles desse jeito.

  2. Eliminar os pelinhos definitivamente dispensando a necessidade de removê-los frequentemente com cera ou lâmina. Se você prefere esta opção, então você precisa conhecer a depilação a laser.


A depilação a laser cauteriza o folículo piloso e traz resultados progressivos e perceptíveis desde a primeira sessão. Como a foliculite é a infecção do folículo, esse problema não vai existir se a estrutura que forma o pelo for destruída pelo processo de cauterização causado pela ação do laser.

Como o processo de depilação a laser é progressivo, pode acontecer de você ter foliculite durante o tratamento, principalmente nas primeiras sessões visto que é necessário raspar os pelos com lâmina para preparo da pele antes de cada sessão. É por um bem maior, já que ao longo das sessões a quantidade de pelos será reduzida de forma significativa e a foliculite deixará de existir na sua vida. Mesmo assim alguns cuidados devem ser tomados para deixar o tratamento mais tranquilo. Proteja a pele usando protetor solar sempre e hidrate com cremes ou loções específicas. Se tiver aloe vera na composição melhor ainda. Também é recomendado esfoliar a região uma vez por semana e alguns dias antes da sessão. Somente faça isso se sua pele estiver sem qualquer tipo de ferimento. A esfoliação regular ajudará a desobstruir os poros, removendo células mortas e deixando sua pele pronta para aproveitar o máximo da depilação a laser.



Por isso a depilação a laser é recomendada por muitos médicos com uma das melhores formas de tratamento para foliculite. Garanta uma pele lisinha e aproveite para economizar tempo e dinheiro gastos com a depilação tradicional. Sua pele vai estar sempre pronta para você desfrutar o melhor da vida!

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page